Encomendas só para 2018

2 de abr de 2014

Páscoa - pap caixa coelhina country II - como forrar a caixa com tecido

Conforme prometi ontem, o pap da caixa da celhinha country. 
O pap da tampa eu postei aqui  .Vamos lá?





 Essa caixa tem o tamanho 14 x 14 x 7. Depois de dar a base e lixar, dei a primeira demão da tinta pva dentro da caixa e no fundo.

A lateral da caixa tem 14 x 7. Como são 4 lados, 14 x 4= 56 + 1 cm de sobra= 57. Altura= 7 + 1 cm de sobra. Assim cortei uma tira de 57 x 8. Se o seu tecido não tiver toda a largura necessária, você pode cortar 2 tiras, mas sem esquecer de dar 1 cm a mais em cada uma. Seria então 2 tiras de 29 x 8.

(O pedaço menos na foto é do lacinho da coelhinha)


Para colar o tecido, use a cola Cascorez rótulo azul diluída em água, meio a meio ou menos água um pouco. Não deve diluir muito porque senão vai molhar muito o tecido e pode ficar marcas.
Para começar cole uma pontinha do tecido num dos lados, na beiradinha. A parte que fica no fundo da caixa deve ficar certinho, ou seja, sem deixar sobra para o fundo da caixa.


 Depois passe a cola por toda a lateral seguinte e traga o tecido ao longo dela passando os dedos para evitar rugas.


 Passe um pano seco, trazendo do início ao final de onde colou para ficar firme e tirar qualquer bolha. Repita essa "passagem de pano" tendo a certeza de que está bem colado, principalmente nas beiradas.

Uma dica: Eu não gosto, como algumas pessoas sugerem, de cortar camisetas velhas para usar no artesato. Acho que por mais velha que sejam sempre será útil para alguém usar. Então os paninhos que uso são aqueles sacos de farinha vendidos a R$1,00. Duram e rendem muito, além de serem macios.


 Quando chegar no final do quarto lado, dobre o tecido para trás para marcar onde ele deve ser cortado. Traga ele para frente novamente e corte bem rentinho a caixa. O ideal é usar uma tesourinha pequenina


Depois de cortado e colado, passe um pouquinho de cola para evitar que o tecido desfie. Corte as linhas do desfiado.


 Corte os fiapos no fundo da caixa e se precisar cole alguma parte que não esteja bem presa.


 Na parte de cima você tira o excesso de tecido com a lixa. 
Também use cola para algum pedacinho que não esteja bem colado.


 Depois da cola seca, você pode passar a mão sobre o tecido e sentir algum lugar áspero, nas beiradas,por causa da cola. É só passr uma lixa para isso sumir. Mas veja, não lixe indo e vindo, com via e vem, só indo, para não estragar o tecido.
Agora é dar outra demão da tinta colorida, dentro da caixa e no fundo, pintar as bordas, fazer as bolinhas, se gostar, e envernizar.

As bordas podem ser branquinhas ou da mesma cor que usou dentro da caixa. Pinte as bordas mantendo a mão no lado de dentro da caixa para evitar sujar o tecido.


 Eu não envernizo o tecido, mas você pode fazê-lo se quiser protegê-lo. Pode passar cola diluída ou termolina ou o verniz acrílico, fosco ou brilhante.

Bem, acho que não esqueci de nada, mas se tiver alguma dúvida é só perguntar, viu? Essa caixa forrada com tecido pode ser usado não só para a caixa com a coelhinha, mas para qualquer outro trabalho que você faça na tampa.



pap da tampa AQUI

Qualquer dúvida é só perguntar! Responderei aqui mesmo nos comentários.


4 comentários:

  1. Mãos a obra, agora com esse pap, tenho a certeza que vou conseguir!!!
    Obrigada!!!
    Xerocas

    ResponderExcluir
  2. Lindas fofurinhas. Perfeitas! Caprichadas!
    Tenha um feliz final de semana.
    Beijos.

    Mudei os nomes dos meus blogs:

    Turquezzavariedade é agora Jo Turquezza Variedades

    Turquezzaregiaooceanica é agora Jo Turquezza Rio de Janeiro

    Por favor, troque na sua listagem e, se puder, avise às amigas, ok?
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita e por deixar um comentário :)